O Homem

O homem é um ser bio-psico-sócio-cultural que possui necessidades materiais, relacionais e transcendentais.

Como ser transcendental, está em constante busca do vir-a-ser, voltado para o desenvolvimento pleno de seu potencial humano, em que o sentimento, a reflexão, a crítica, num ambiente ético, extravasam sua capacidade.

Como é transformador, utiliza de todos os recursos, intervindo na realidade e construindo seu futuro.

A Educação

A-Educação
A conquista das ferramentas para a construção do saber, enfocado no homem como agente transformador, tem na educação a base para o exercício da cidadania.

A plena cidadania só é alcançada em um ambiente livre, com o cidadão dotado de consciência crítica, autoconhecimento, responsabilidade e autonomia para nos planos pessoal e coletivo, atingir o bem comum, dentro de uma atmosfera afetiva desenvolvendo sua capacidade inovadora e saboreando o gosto pelo saber.

O conhecimento da realidade é fator de progresso. Interagindo com outros elementos, gera além da realização pessoal, ascensão econômica e social.

A Família

A-Família
Célula mater do arcabouço social representa o principal elemento da formação do ser humano pela transmissão da herança genética e dos valores espirituais e culturais.

O preparo para a vida inicia-se com a vida. Sendo indeligável tal prerrogativa, temos na família a fonte inesgotável da sabedoria.

A Escola

A-Escola
É a entidade encarregada de proporcionar o crescimento do homem em sinergia com os demais fatores. Ela deve contextualizar o referencial conhecimento, para utilização do aluno em suas relações intra e interpessoal, formando sua consciência crítica, possibilitando a análise e síntese dos fatores sociais, interagindo com o meio ambiente.

O Professor

O-professor
É o mediador do processo ensino-aprendizagem.
Para tanto precisa ter um perfil reflexivo, aberto ao constante e integral conhecimento.